quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vejam, uma orquídea!



As orquídeas são plantas da família Orchidaceae, uma das mais representativas da flora mundial, se também como uma das famílias filogeneticamente mais recentes. O que mais chama a atenção destas plantas são as flores e os tipos de inflorescências, sejam elas apresentando-se como única e grande de forte coloração, ou por estarem em um pendão de inflorescência com dezenas de minúsculas florzinhas.

Muitas vezes somos induzidos a classificar as Orchidaceae apenas por serem plantas epífitas e possuírem pseudo-bulbos. Na verdade, estes aspectos são próprios de uma das cinco sub-famílias, a Epidendroideae. O parâmetro anatômico que é comum a todas as espécies é a posição do ovário da flor, sempre ínfero (aderente ao receptáculo floral).

Sobre os hábitos das orquídea, são variados. As plantas podem ser encontradas como ervas terrestres, epífitas (do latim ‘plantas sobre plantas’, comumente estando fixadas em árvores) ou rupícolas (em substratos pedregosos). Estas diferentes características conferem a estes organismos elevada capacidade de adaptação a diferentes ambientes. As folhas possuem diferentes formas entre os gêneros, mas com nervação frequentemente paralelinérvea.

As flores normalmente possuem três pétalas, três sépalas, a coluna e o labelo. Este, do latim “lábio”, é uma estrutura sempre notável da flor, sendo uma das pétalas  morfologicamente diferenciada das demais, e cuja principal função está ligada à atração de polinizadores. A coluna, por sua vez, é a principal parte do aparelho reprodutor, sendo a reunião de pistilos e estames da flor. Esta estrutura está localizada na porção inferior do labelo.

Os frutos das orquídeas apresentam-se como cápsulas tricarpelares, e a deiscência (abertura) da cápsula madura ocorre por meio de duas ou três valvas, liberando as minúsculas sementes. Além de serem muito pequenas, podem chegar a consistir de 70-90% de ar, permitindo serem levadas leves brisas por longo tempo, o que facilita sua dispersão a diferentes distâncias.


Morfologia externa da flor de uma orquídea.
Cattleya nobilor




Destaque para fruto capsular de Lockhartia lunifera.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho com as orquídeas, grande amigo Ricardo...WALTEIR ROBERTO (QUATI).

    ResponderExcluir